sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Gêneros Literários: Romance Policial

O Romance Policial é um gênero literário que se estrutura ao redor de um crime cometido, geralmente um assassinato (os meus preferidos, por sinal), e de sua solução. Os personagens principais são detetives, policiais ou até mesmo pessoas comuns que se veem dentro da realidade de um crime.
Esse gênero não possui um consenso em relação ao seu “marco zero”, a primeira obra escrita, mas costuma-se atribuir o título de pioneiro à Edgar Allan Poe, com “The Murders in the Rue Morgue” (Dois Crimes na Rua Morgue, título em português).
Além de Edgar Allan Poe, outros escritores se destacam muito no romance policial, como Agatha Christie (quem não conhece o detetive Hercule Poirot e a adorável Miss Marple?), Sir Arthur Conan Doyle (com o famoso Sherlock Holmes e o “caro Watson”), Dan Brown (esse mais atual, mas mesmo assim, um marco no romance policial), Stieg Larsson (eu amo esse homem, amo a Lisbeth Salander e odeio o fato de ele ter morrido antes de acabar a série) e outros menos conhecidos pela maioria, mas com obras importantes, como Maurice Leblanc, Dashiell Hammet, Dean Koontz (<3) e Gaston Leroux.
No Brasil, infelizmente, não possuímos autores de nome realmente expressivos no mercado literário, mas podemos destacar alguns nomes como a genial Patrícia Melo. Ela tem uma capacidade de entrar na mente do criminoso como nunca vi igual, nos dando outra visão do criminoso além da que estamos acostumados com livros menos profundos.
Outro brasileiro que merece destaque (esse eu nunca li, mas sempre ouvi falar muito dele) é o Luiz Alfredo Gracia-Roza. Ele escreve com uma preocupação muito forte em humanizar seus personagens, como por exemplo, o inspetor Espinosa, que costuma a refletir sobre a vida em um banco numa praça olhando para o mar e levantando questões filosóficas (eis o motivo que me fez fugir um pouco dele. Isso não é muito o meu estilo dentro do gênero Policial), lembrando o ‘Romance Policial Noir’ de Raymond Chandler.
Agatha Chritie
Eu sou um grande fã do estilo policial porque, apesar de, infelizmente, conter muitos jargões, personagens tipificados e roteiros semelhantes, em compensação sempre se salvam grandes obras com roteiros totalmente inesperados, reviravoltas incríveis e personagens marcantes. O que mais me fascina no gênero é o exercício mental que fazemos para tentar descobrir o assassino antes de ele ser revelado pelo autor, a nossa briga intelectual com nós mesmos para nos superarmos (e muitas vezes pensamos que sabemos, mas no final o culpado é sempre a última pessoa que imaginamos). Esse é um gênero para pessoas inteligentes, de mente rápida e detalhista.
Quer um desafio? Pegue um livro policial que você se surpreendeu com o final e releia. Você vai ver que, provavelmente, o culpado foi entregue de bandeja a você desde as primeiras páginas, mas você não se atentou para isso. É assim com todo mundo e, francamente, isso me encanta. Para mim, o melhor de todos os autores é, na verdade, uma autora, Agatha Christie, que é a que eu mais vi fazer isso, em praticamente todos os livros que eu li dela (uns 40), desde o primeiro que tive oportunidade, o “Por Que Não Pediram À Evans?”.
Para finalizar, segue aqui uma lista de sugestões no tema. Espero que gostem e se inspirem na leitura.

1 – “O Caso dos Dez Negrinhos” – Agatha Christie
2 – “Dois Crimes na Rua Morgue” – Edgar Allan Poe
3 – “Intensidade” – Dean R. Koontz

E você, o que pensa sobre o gênero? Tem alguma dica para nós? Dicas e opiniões são sempre bem-vindas.

P.S.: Esse último é mais terror psicológico que Policial, mas é um dos meus preferidos. Coloquei na Lista porque realmente vale a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários